sábado, 12 de março de 2011

Referencial teórico

Outro dia conversando com o Juan, meu colega de mestrado, descobri que ele estava baseando a fundamentação teórica de sua pesquisa em bem menos artigos que eu. Concordei com ele que depois de um certo tempo de pesquisa sobre um tema, os pesquisadores acabam ficando repetitivos e apresentando resultados diferentes, mas com o mesmo embasamento.
Então decidi classificar os artigos, teses e dissertações que pesquisei com uma nota, de 1 a 10, representando a relevância para o meu trabalho. Foi um pouquinho trabalhoso, mas valeu a pena. E na verdade, o número de textos que realmente vale a pena ser usado é pequeno, como o do Juan.
O pior desse "repeteco" constante dos autores, e de cada um ficar citando uns aos outros, é que ficamos com poucas alternativas para trabalhar.
Passei parte do dia concentrada em um parágrafo da minha fundamentação que eu gostaria de ampliar, mas não encontrei um texto sequer que me ajudasse. Juntei algumas referências que vou levar para Curitiba para pesquisar dentro da Universidade, onde os acessos aos bancos de dados são mais abertos.
Isso se eu conseguir chegar em Curitiba... a BR que liga SC ao PR está interditada desde ontem por problemas com a chuva, que não pára por aqui.

5 comentários:

  1. Como ouvi antes. Um artigo em periódico A é um artigo A. Dois artigos em periódicos B não são iguais a um A, nem mesmo dez B`s, ou mesmo 100 B`s...

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Juan. Porém não é só uma questão de pegar periódicos renomados. Infelizmente alguns temas são relevantes, mas desprezados por eles. É principalmente a convergência e a relevância do material para o seu problema de pesquisa. E, em alguns temas, isso fica relegado a 4 ou 5 autores que ficam, ou fazendo críticas uns aos outros, ou citando-se uns aos outros...

    ResponderExcluir
  3. Mas um artigo pode ser b4 na área de administração e ser a2 na área de Economia. Tendo a área de economia um pouco mais de rigor do que a nossa, provavelmente, veja provavelmente, o b4 seja melhor do que um A2.

    ResponderExcluir
  4. Faz sentido, Ronei. Tenho minhas dúvidas sobre essa classificação dos periódicos.

    ResponderExcluir
  5. O André Porto faz algumas considerações interessantes sobre o sistema de avaliação da capes, vale a pena ser lido http://metodologiaci.blogspot.com/2011/02/sera-que-o-web-qualis-e-o-melhor.html

    Aproveito a oportunidade para divulgar meu blog
    http://admeorg.wordpress.com/
    que também é sobre a esfera acadêmica da administração

    ResponderExcluir

UFPR - Campus J. Botânico

UFPR - Campus J. Botânico
Essa rampa tem história... um dia eu conto..