domingo, 6 de março de 2011

Decisões

A produção de uma dissertação é um exercício constante de tomada de decisões. Você decide o tema que quer pesquisar, o problema que vai estudar, o objeto de estudo, o método e a epistemologia, a teoria que vai aplicar, os autores que deseja citar, o caminho que quer trilhar...
Depois de tudo decidido, ainda existe a possibilidade de uma ideia de um colega, uma intervenção do orientador, uma dificuldade no acesso ao objeto de estudo, enfim, de alguma coisa acontecer e vir novamente a necessidade de uma tomada de decisão. Mudar? Recomeçar? Redirecionar?
Sinto calafrios quando esse tipo de questão invade a minha consciência... Não são decisões simples! Suas consequências podem ser grandes e envolver uma incômoda necessidade de dar explicações, argumentar, defender razões.
Estou na eminência de tomar uma decisão importante: a dificuldade de encontrar empresas interessadas, ou pelo menos, abertas à pesquisa, pode me fazer trocar o objeto de estudo. A semana que vem será decisiva nesse ponto...
"A decisão carece dum espírito de mestre; e é incomparavelmente mais fácil atuar tal como se é, do que imitar aquilo que se não é." (Luís XIV de França)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UFPR - Campus J. Botânico

UFPR - Campus J. Botânico
Essa rampa tem história... um dia eu conto..