sexta-feira, 11 de março de 2011

Aflição geral

Minhas colegas de turma Luisa, Carol e Carla têm demonstrado pelas redes sociais uma grande aflição quanto ao ritmo (lento) de trabalho e aos resultados diários na produção de seus projetos de pesquisa. E comigo não é diferente...
Deve haver uma explicação 'científica' para essa inércia que nos acomete em alguns momentos. Em alguns dias temos bons resultados, bom volume de leitura, produção de um material consistente. Em outros, desatenção, atitudes depressivas e pessimistas, produção zero!
Precisamos pensar em todas as dificuldades que já passamos - a decisão de fazer o mestrado, o processo de seleção, o volume de leitura do primeiro ano, a produção dos seminários - e nos concentrar no objetivo final. Vamos pensar no funil da educação no Brasil, em quantos colegas seus lá do ensino médio ou da faculdade chegaram (ão) até aqui. A possibilidade de estar numa Federal, de ter uma bolsa... E para aqueles que acham que não devemos olhar "para baixo", então, vamos pensar em quanto a pesquisa e a educação precisa de nós.
Enfim, vamos levantar a poeira e seguir em frente! Se hoje está difícil produzir, planeje um dia melhor para amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UFPR - Campus J. Botânico

UFPR - Campus J. Botânico
Essa rampa tem história... um dia eu conto..