quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Introdução

É, parece muito formal, mas é assim que começa uma dissertação. Então decidi começar assim as postagens do meu blog...
Bom, antes de tudo, deixe-me explicar algumas coisas para os visitantes que não estão familiarizados com esses termos. Mestrado é um curso de pós-graduação com duração de 2 anos que se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento e professores do ensino superior. No primeiro ano, o mestrando frequenta algumas disciplinas (fase de cumprimento de créditos) que incluem pesquisa e muita, muita leitura. Vem, então, o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa científica que deve ser apresentado em forma dissertativa, a conhecida 'Dissertação de Mestrado'. O primeiro passo é elaborar um projeto de pesquisa que será apresentado a uma banca e, se aprovado, vai tornar-se a base da Dissertação que também será avaliada por uma banca de professores doutores.
Decidi criar este blog porque estou entrando nessa fase e, conversando com colegas de turmas anteriores, percebi que existe uma grande dificuldade quando chega-se a esse ponto:  dispersão, falta de disciplina, uma certa exaustão, quem sabe uma boa preguiça mesmo...
Então, esse blog será meu diário, meu vigilante (vou ficar envergonhada nos dias em que não trabalhar na minha pesquisa...é esse o objetivo!) e também espero a contribuição dos colegas visitantes, mestrandos, doutorandos, professores, de todas as áreas, com sugestões, críticas e compartilhamento de "angústias"!  Participem!

4 comentários:

  1. Raq querida! Amei a ideia, lógico! Com certeza o próximo ano será muito complicado para nós mestrandos que temos uma dissertação pela frente! Mas sem dúvida, é o começo do fim, então vamos que vamos! Um grande beijo! Nina

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vinda mais nova blogueira! Parabéns! O mais difícil tu já conseguiu, comentários assim, logo de cara... rsrsrs Bjssss. Regina

    ResponderExcluir
  3. bom, se serve de consolo eu comecei hoje e já estou um mês atrasado...
    Abraço! Juan

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelos comentários! Nossas conquistas ficam mais saborosas com o apoio da família e dos amigos. Bjs.

    ResponderExcluir

UFPR - Campus J. Botânico

UFPR - Campus J. Botânico
Essa rampa tem história... um dia eu conto..