terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O conhecimento é lindo!

Estive ontem em Curitiba, mais uma vez para a disciplina de Seminários de Dissertação. Tivemos cinco apresentações de projetos que, apesar de serem todos de Administração, percorreram trajetórias bastante diferentes. Como temos três linhas diferentes de pesquisa (Marketing e Comportamento do Consumidor, Estratégia e Organizações, e Tecnologia), ao mesmo tempo que existe uma certa "rixa" também existe, por parte de alguns, um encantamento pela linha de pesquisa do outro.
Quando alguém do Marketing está apresentando seu projeto, os colegas da mesma linha ajudam-no a esclarecer aos outros os pormenores das teorias apresentadas. O mesmo acontece quando há um colega de outra linha apresentando seu projeto.
A um certo ponto dessa "torre de babel" bem organizada, exclamei entre os colegas mais próximos: "Como o conhecimento é lindo!". É lindo ver a profundidade em que cada um é capaz de chegar em um tema. É lindo perceber que mesmo estando profundamente mergulhados em um tema, alguém ainda pode contribuir com mais alguma coisa. É lindo perceber que ninguém, ninguém mesmo é um poço de conhecimento, até porque seria impossível reunir tudo (e quando se fala em Administração, é só uma partícula do conhecimento humano) em uma única mente.
Aí eu me pergunto: como alguém pode dizer que sabe muito?? Mestres, sejamos humildes...

Um comentário:

  1. Amei o post! Tenho essa mesma sensação, mas infelizmente a pessoas sempre acham que sabe muito e de tudo :/
    Beijo Raq e até segunda!

    ResponderExcluir

UFPR - Campus J. Botânico

UFPR - Campus J. Botânico
Essa rampa tem história... um dia eu conto..